Hoje, gostaria de abordar um assunto que toca profundamente a vida de muitos casais: como manter a chama do casamento após a chegada dos filhos? Um estudo realizado com 2 mil mães e pais revelou que as mudanças, especialmente nos primeiros meses após o nascimento do bebê, são significativas e, em muitos casos, definitivas levando ao divórcio.
A pesquisa, conduzida pelo ChannelMum.com, uma comunidade de pais do Reino Unido, e The Baby Show, um programa americano de TV, revelou que um terço dos relacionamentos enfrenta sérios problemas nos meses após o nascimento do bebê, e um quinto desses relacionamentos chega ao fim durante o primeiro ano.
Quais são os motivos por trás desses números alarmantes?
Os rompimentos geralmente ocorrem por volta dos seis meses após o nascimento, e um em cada três casais que se separaram apontou a “completa falta de comunicação” como o principal motivo. Metade dos casais relatou um aumento nas discussões após o nascimento do filho, e um terço admitiu passar até cinco dias seguidos sem conversar com o parceiro.
Além disso, muitos casais enfrentam dificuldades relacionadas à diminuição da vida sexual, falta de tempo para demonstrações de carinho e desafios na divisão de responsabilidades com o bebê. Para algumas mulheres, a queda na confiança do corpo após a gravidez também teve um impacto significativo no relacionamento, enquanto muitos homens se sentiram ignorados quando a atenção da parceira se voltou completamente para o bebê.
Um parceiro menos envolvido nos cuidados com o bebê e a necessidade de se adaptar a essa nova responsabilidade também podem causar problemas. Um quinto dos pais relatou que a falta de sono nos primeiros meses os deixou incapazes de analisar o estado do relacionamento, enquanto um quarto dos casais teve pouco tempo um para o outro após o nascimento do bebê, resultando em discussões frequentes quando estavam juntos.
No entanto, é essencial reconhecer que muitos casais já enfrentavam problemas no relacionamento antes da chegada do bebê, o que se agravou após o nascimento. Mais de seis em cada 10 pais admitiram que não estavam preparados para o impacto que um bebê teria em seu relacionamento.
Mas, afinal, qual é a saída para manter a chama do casamento após a chegada dos filhos?

Segundo o estudo, compartilhar refeições noturnas, reservar tempo para a intimidade do casal, estão entre as medidas mais eficazes para manter um relacionamento feliz. Algumas vezes, até mesmo uma separação experimental foi considerada, mas muitos casais optaram por retomar a relação mais tarde.
Infelizmente, quase um quinto dos pais admitiu não ter implementado nenhuma medida para proteger seu relacionamento durante os primeiros meses da paternidade. No entanto, 23% procuraram apoio de familiares e amigos, e 24% se certificaram de compartilhar o trabalho doméstico.
Portanto, meus queridos, é fundamental reconhecer os desafios que a chegada dos filhos pode trazer ao casamento e estar disposto a buscar soluções eficazes para fortalecer o relacionamento. Com amor, comunicação e apoio mútuo, é possível superar os obstáculos e construir um casamento feliz e duradouro, mesmo diante dos desafios da vida familiar e com isso enfatizo a importância da terapia de casal, especialmente utilizando o Método Casamento de Alta Performance, pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os casais a enfrentar os desafios da maternidade e fortalecer o vínculo entre eles. Saiba mais aqui.
Quero que lembrem-se de que a maternidade é uma jornada de descobertas e aprendizados, e que juntos vocês podem superar qualquer obstáculo que surja no caminho. Com amor, respeito e dedicação mútua, é possível construir um casamento leve, prazeroso e duradouro, mesmo diante dos desafios da maternidade.
Com carinho e até breve,
Psi Elaine Souza
CRP 06/170248